sábado, fevereiro 25, 2006

Hamburger ao gosto de um luso

Não, não vou falar do alimento.
Falo dos habitantes de Hamburgo. Nas duas vezes que estive lá, a última estes três últimos dias, fiquei impressionado. Não sei se será o pensamento de muita gente a ver as cidades alemãs como grandes burgos, feios, porcos e mal frequentados. Não digo que não haja, mas em Hamburgo concerteza que deve ser em muito menor escala. Nunca vi uma cidade tão limpa e pensada como esta.









Ao contrário de nós que muita gente é adepta de centros comerciais gigantes, Hamburgo caracteriza-se por preservar o pequeno comércio , e os centros comerciais não são maiores que dois pisos com seis ou sete lojas.
Transportes é só escolher. Parques de estacionamento pagos são dentro de prédios e os que existem cá fora são muito vigiados, pois aquele que transgredir o melhor é ir a pé para casa. Filas de trânsito para além da espera normal por um sinal vermelho foi coisa que não vi graças à rede eficiente de transportes.









A habitação mais elevada que vi foi as que podem ver nas fotos. Todas as outras habitações não vão além do 2 andar e tudo com muito arvoredo nas ruas, pelo que Hamburgo visto dos céus parece um grande condomínio privado.
É verdade, o aeroporto é encostado à cidade !!!
"Hamburgeres" podem agradecer a terem indíviduos à frente do destino da cidade que se precocupam com vocês e não com em encher o bolso a alguns e agradarem a aparelhos partidários.
É verdade têm uma desvantagem. A temperatura máxima que atingem ao longo do ano são 24 graus.

1 comentário:

HG disse...

Hamburgo parece uma cidadezita interessante.

Um sítio a marcar no mapa para quando pertencer ao INATEL poder ir visitar!!!

Cumps